A EXPOMAFE 2019 – Feira Inter­nacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial foi encerrada em 11 de maio, e atingiu a meta de atrair 55 mil visitantes profissionais.

A feira aconteceu num momento oportuno e atendeu a necessidade de a indústria nacional continuar moder­nizando seu parque depois de anos de represamento dos investimentos. Os primeiros movimentos neste sentido já puderam ser sentidos no início des­te ano: de acordo com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a receita líquida da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre, na comparação com mesmo período de 2018.

Durante cinco dias (de 7 a 11 de maio), 750 marcas nacionais e interna­cionais apresentaram suas inovações em automação industrial, robótica, manufa­tura aditiva, prototipagem e impressoras 3D, equipamentos hidráulicos e pneu­máticos, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferra­menta, soldagem e corte, e muito mais.

Entre tantas inovações, José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, destacou o alto grau tecnológico dos produtos e soluções apresentados pelas empresas expositoras. “A cada quadra da EXPOMAFE o visitante encontrou algum tipo de inovação. Tudo que se vê nas grandes feiras internacionais do setor pôde ser visto aqui também. A EXPOMAFE é hoje uma referência em tecnologia industrial na América Latina”, reforçou.