Em Junho, dos dias 25 a 29, será realizada mais uma edição do The Bright World of Metals, tema das feiras Thermprocess, GIFA, Metec e Newcast. O local é o mesmo em que foram realizadas as últimas edições, na cidade de Düsseldorf, Alemanha. É o maior e mais importante conjunto de feiras de processamento térmico do mundo. Mais de 2.200 expositores estão confirmados. São esperados para esta edição cerca de 78.000 visitantes, de mais de 120 países. A entrada não é gratuita, é paga: cerca de 200 reais por dia (45 Euros na compra online e 64 Euros na compra no local). A cada quatro anos se realiza esta feira. Na verdade não é uma, mas são quatro distintas:

  1. A GIFA, dedicada ao mundo da fundição, á a maior delas. Tem um total de 969 expositores, distribuídos em 8 pavilhões;
  2. Depois vem a METEC, com 610 expositores e dedicada à indústria do aço e metalurgia, inclusive não ferrosos. Este ano terá uma área especial para a mundo da forjaria. Está distribuída em 3 pavilhões;
  3. A NEWCAST tem um total de 424 expositores. Em geral produtores de peças fundidas apresentando seus produtos e soluções na sua área;
  4. E por último, mas não menos importante, a Thermprocess. Serão 344 expositores, situados principalmente nos pavilhões 9 e 10.

Em paralelo, acontecerão eventos técnicos dedicados a cada uma das feiras. Inúmeras conferencias, seminários e simpósios estão planejados. A listagem de temas é vasta e exige um planejamento cuidadoso para pleno aproveitamento tanto da exposição como das sessões técnicas.

Do Brasil participarão 12 expositores distribuídos nas 4 feiras. Número que é maior se considerarmos que um dos expositores é a ABIFA, Associação Brasileira de Fundição, que normalmente apresenta em seu stand vários fabricantes brasileiros. Sem contar os inúmeros representantes brasileiros de empresas expositoras que estarão participando.

Pretendo participar pessoalmente todos os dias no evento. A ideia é trazer informações que interessem ao leitor brasileiro. Com a inclusão do Portal Aquecimento Industrial como a mídia digital de nossa empresa, será concentrado neste canal a divulgação imediata das informações enviadas da Alemanha. Posteriormente traremos nas revistas as informações completas.

Esta edição apresenta informações sobre a trajetória de um dos maiores fornecedores de fornos e serviços de tratamentos térmicos das Américas: a brasileira Combustol, que completa neste mês 60 anos de existência. Prestamos com satisfação com esta IH nossa homenagem à empresa e a seus dirigentes.

E, dentre os artigos que apresentamos nesta edição, um é da Combustol: Shun Yoshida escreve sobre "Tratamento Térmico Para Fixadores Utilizados no Mercado de Geradores Eólicos". Outro artigo é de autoria da Inductotherm e apresenta uma interessante abordagem do momento atual, com o título: "Fortes Oportunidades no Tratamento Térmico por Indução". Por último apresentamos um estudo sobre os "Fundamentos do Teste de Fadiga".

Queria aproveitar para informar que passaremos a publicar em nossas edições uma retrospectiva dos últimos eventos realizados, referentes ao escopo da revista, ilustrada com fotos de momentos, participantes e patrocinadores do evento. Iniciando com mais ênfase nesta edição, em que abordamos momentos registrados no VI Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos, realizado em 03 e 04 de Abril na DELPHI Technologies em Piracicaba (SP).

Boa leitura!