Passado o carnaval - e, de fato, para muitos, iniciado o ano -, começamos a visualizar com mais clareza os desafios que temos pela frente. Como é de natureza humana enxergar o lado positivo em situações adversas, estamos encarando 2018 com otimismo. Talvez o mais preocupante seja o cenário político que ainda se apresenta instável e reflete diretamente no mercado. Porém, acreditamos que a crise política vivenciada nos últimos anos teve seu efeito positivo para a iniciativa privada: estamos assumindo um distanciamento das nossas ações e expectativas do desse contexto, um descolamento necessário para a sustentabilidade das empresas.

Independente do cenário, temos que ir em frente. E corroborando para nosso otimismo, depois de várias edições, a coluna “Indicadores Econômicos” apresenta resultados muito positivos em relação a número de pedidos, carteira de clientes e, principalmente, perspectiva de futuro. As expectativas são positivas, indicando uma retomada, mesmo que não tenhamos sentido diretamente em nosso mercado ainda.

Citando o conteúdo técnico desta edição, os artigos abordam os seguintes temas: Controle de Processo & Instrumentação, com o artigo ‘O Custo da Qualidade: Acima e Abaixo da Superfície’, comprovando que aumento da qualidade nem sempre significa maior custo; em Caracterização & Teste de Materiais temos o artigo ‘Inspeção com Luz Mista em Fundidos e Forjados’, falando sobre a técnica do ensaio de líquido penetrante usada para inspeções para materiais ferrosos e não ferrosos; Gases Industriais & Combustão, com o artigo ‘Padrão de Limitação para NOx Aperfeiçoado para Retratar a Eficiência da Combustão’, ilustrando como limitações dos valores padrões unidimensionais das emissões podem levar a efeitos adversos, impedindo uma iniciativa bemintencionada de alcançar seus objetivos; e por fim, o tema Tratamento Térmico, com o artigo ‘Têmpera de Peças de Grande Porte Realizada em Dispositivos’, mostrando como a produção de engrenagens grandes e anéis de rolamento está ganhando importância.

E agregando mais qualidade a esta edição, nossos colunistas apresentam os mais diversos assuntos referentes ao setor, trazendo informação e conhecimento.

 

Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos

O Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos, realizado pelo Grupo Aprenda, chega, em março, à sua quinta edição. Lauralice Canale, da USP São Carlos, e Antonio Carlos Gomes, da FACENS, serão os coordenadores técnicos deste ano.

Os participantes do evento - são esperados mais de 90 - terão um atrativo a mais nesta edição: além das palestras e oportunidades de networking, o Seminário, que acontece nos dias 14 e 15 de março na FACENS, em Sorocaba (SP), marcará o lançamento público do Portal Aquecimento Industrial.

Por se tratar de um evento que reúne os principais formadores de opinião e inúmeros profissionais do setor de tecnologias térmicas, foi escolhido como ambiente ideal para este lançamento. Ainda no Seminário, será apresentada outra novidade exclusiva do Portal: Os Especialistas da Engenharia. No decorrer do evento haverá o “Momento dos Especialistas”, onde os profissionais que compõem o banco de especialistas do Portal apresentarão palestras e darão uma breve demonstração de como funcionará esta ferramenta que será de fundamental importância para os assinantes.

E atenção! Você pode ganhar um desconto de 5% para participar do Seminário. Basta informar que soube do evento por meio deste editorial.

Boa leitura!